Inventário de Estoque – Por quê fazer?

O inventário de estoques (mercadorias, matérias primas, materiais intermediários, produtos em elaboração, produtos acabados e materiais diversos, como embalagem e de consumo) busca registrar, contabilmente, o montante dos mesmos, para fins de balanço patrimonial.

A gestão do inventário de estoque permite manter o orçamento sob controle, otimizando a administração de seu capital de giro. Através dele, é possível prevenir contra desperdícios, perda de vendas e outras ameaças.

Para começar, vamos entender melhor o que é um inventário. Bem, de forma resumida é uma lista onde se registram minuciosamente os itens constantes em um determinado lugar. Nela deve constar todos os bens e materiais pertencentes à empresa, disponíveis em estoque, que podem estar armazenados nas próprias instalações internas e externas da empresa.

Dependendo do tipo de negócio, os materiais listados em um inventário podem ser comercializados ou utilizados para a fabricação de bens mais complexos.

Conheça os motivos mais relevantes para fazer o inventário de estoque e torná-lo em dia:

Fim ou redução do desperdício

Uma das principais funções do inventário, é evitar o desperdício. É por meio dele que você assume controle sobre as quantidades estocadas de um determinado produto, e que define quais os tamanhos dessas quantidades de acordo com a demanda.

Desta forma, caso determinado produto não esteja sendo muito vendido, você poderá recorrer a ações de Marketing ou Planejamento, o que resultaria em um potencial crescimento do seu negócio.

Com o inventário de estoque, você evita que produtos passem da validade ou se tornem ultrapassados no mercado, diante às constantes inovações. Mas atenção! É preciso ter um inventário preciso e sempre atualizado para conseguir por exemplo otimizar o custo da despesa com o aluguel, locando algo menor e contratando menos funcionários.

Estoque organizado

Quando você conhece exatamente a demanda média mensal e as oscilações relacionadas à sazonalidade dos produtos que vende, poderá planejar o seu estoque com muito mais precisão. Conseguirá manter um estoque enxuto, mas sempre preparado para as demandas de seus clientes.

Antever problemas

Quando você mantém um controle de inventário preciso, consegue identificar problemas antes deles surgirem de fato, tais como: falhas nos pedidos de algum vendedor, produtos sofrendo danos no processo de empacotamento, pedidos enviados com erro ao setor de compras, entre outros.

Melhora no Atendimento

Ao evitar ou resolver rapidamente problemas como de entregas e empacotamentos, um inventário contribui indiretamente para a melhora nas suas relações com os clientes por poder atendê-lo com precisão e rapidez, confirmando a disponibilidade do produto e o período estimado de entrega. Em tempos de competição, é fundamental ter respostas que satisfaçam seus clientes.

Em dia com Fisco – BLOCO H (SPED FISCAL)

 Todos os estabelecimentos que mantiverem mercadoria em estoque deverão utilizar o Registro de Inventário. Seja mercadoria própria ou de que tenha posse, mas que pertença a terceiros, ou, ainda, de sua propriedade em poder de terceiros.

No SPED Fiscal, no Registro H010  deve ser  discriminado os itens existentes no estoque  e Registro H005  os valores totais dos itens/produtos realizado em 31 de dezembro do exercício. Caso o estabelecimento não possua estoque em 31.12, permanecerá a obrigatoriedade da entrega do Inventário, sendo que zerado.

O inventário também deverá ser levantado e informado ao Fisco quando da mudança de tributação. Por exemplo: a empresa muda de Regime Normal de Recolhimento para Simples Nacional ou vice-versa;  mudança de tributação normal para substituição tributária ou saindo da substituição tributária.

Para empresas de regimes de recolhimento normal as mercadorias inventariadas se apresentam na EFD-Escrituração Fiscal Digital, substituindo  assim a escrituração e impressão física do Livro de Inventário.

Para empresas optantes do Simples Nacional(ME, EPP, MEI) de que trata a LC 123/2006, bem como sob os Regimes Especial, Produtor Rural e Outros, o inventário do exercício 2016,  apresentado em 2017 também será na EFD-Escrituração Fiscal Digital, na forma da instrução Normativa 54/16.

O inventário deve ser informado na EFD através do Bloco H saldos apurados do inventário; importância do inventário físico prévio e registro dos ajustes; vinculação com saldo contábil das contas de estoques e totais apresentados no Balanço Patrimonial; valor do item para efeitos do IR – inventário periódico ou ausência de contabilidade integrada e coordenada de custos.

Penalidades:

Pelo descumprimento da obrigatoriedade de Inventário seja por inexistência, perda, extravio ou não escrituração na Escrituração Fiscal Digital, no prazo previsto estarão sujeitos as seguintes penalidades:

escrituração do livro de Registro de Inventário, utilizando de meio fraudulento ou de forma a dificultar ou impedir a perfeita identificação da mercadoria – multa equivalente a 50% (cinqüenta por cento) do valor do estoque escriturado, não inferior ao valor de 100 (cem) UPFMT;

escrituração do livro de Registro de Inventário, sem observância das normas regulamentares – multa equivalente a 10% (dez por cento) do valor do estoque a que se refira a irregularidade, não inferior ao valor de 50 (cinqüenta) UPFMT;

A grande questão  está em como  ter a certeza de que as informações estão sendo processadas e enviadas ao Fisco em conformidade normativa. Um erro de conteúdo fiscal ou contábil poderá  ser perfeitamente validado pelo SPED quando atende ao leiaute, entretanto uma infração fiscal(não percebida pelo contribuinte) poderá ficar plenamente visível aos olhos da fiscalização.

É preciso compreendermos as particularidades das normas fiscais e contábeis, não fiquemos resignados apenas no arquivo eletrônico.

 

 

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